terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Zilda Arns: Exemplo Voluntário


Zilda Arns, 75 anos, fundadora da Pastoral da Criança morreu nesta terça-feira, 12 de janeiro, vítima do terremoto que assolou o Haiti. Zilda estava naquele país como parte de uma série de visitas a nações da América Central e teria morrido após escombros caírem sobre ela enquanto caminhava na rua.

Médica pediatra e sanitarista, Zilda foi fundadora da Pastoral Da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa. Presente em todos os estados do Brasil e em mais 20 países, a Pastoral da Criança tem mais de 240 mil voluntários capacitados atuando em 40.853 mil comunidades em 4.016 municípios. Acompanha quase 95 mil gestantes e mais de 1, 6 milhão de crianças pobres menores de seis anos.

Zilda, ao longo de sua trajetória de vida, foi um exemplo do espírito voluntário. Dedicou-se aos menos favorecidos e mostrou, com seu programa contra a mortalidade infantil, que era possível desenvolver projetos sociais eficazes, fazendo muito com tão pouco. Com seu programa, as estatísticas de mortalidade infantil despencaram. Os resultados foram tamanhos que as ações se transformaram em política pública, bancadas pelos governos federal, estadual e municipal. Está no trabalho da Pastoral, iniciado na década de 1980, a base para a criação dos agentes de saúde, disseminada não só pelo país, mas pela América Latina e África.

Zilda salvou muitas vidas e é um exemplo de como cada um pode ser um agente transformador para um mundo melhor.

O Portal Voluntários Online lamenta profundamente sua morte e espera que os inúmeros exemplos que Zilda nos deixou de solidariedade, responsabilidade e amor sejam espalhados por todos os cantos do planeta.

Conheça a Biografia de Zilda Arns

Nenhum comentário:

Postar um comentário