segunda-feira, 18 de outubro de 2010



Tornado que atingiu Guaraciaba em 2009 é tema de livro
18.10.2010 por juliana

Fonte: Epagri/CiramA meteorologista Maria Laura Rodrigues, da equipe da Epagri/Ciram, é autora de um capítulo no recém-lançado livro “Guaraciaba – Tornado 2009, Raio de Luz X Raios e Ventos”. A obra é de autoria de Eloi Voigt, extensionista do Escritório Municipal da Epagri em Guaraciaba, e foi lançada no município no dia 7 de setembro, marcando um ano da tragédia que abalou a comunidade.

No dia 7 de setembro de 2009 a cidade de Guaraciaba, localizada no extremo oeste catarinense, foi atingida por um tornado que destruiu totalmente 75 casas e atingiu outras 288 de forma menos intensa. Além disso, três famílias choraram a morte de entes queridos.

O livro de Voigt reúne relatos de pessoas que, de uma forma ou de outra, estiveram envolvidas no episódio. No segundo capítulo Maria Laura apresenta os aspectos meteorológicos que provocaram o tornado que, segundo os estudos, não chega a ser raro na região. Em seu capítulo a meteorologista afirma que, embora os pesquisadores não tenham efetuado uma avaliação logo após o evento, “a dimensão dos danos nas áreas atingidas e o próprio relato da população sugerem a formação de um tornado (...) de, no mínimo, nível F3 pela escala Fujita”. De acordo com essa escala, um tornado F3 provoca ventos entre 254 e 332 quilômetros por hora, com potência para produzir danos severos: arrancar árvores inteiras e destruir florestas, descarrilar e tombar trens inteiros e ainda arrancar paredes e telhados de casas.

Voigt integrou a força-tarefa montada pela prefeitura logo após o tornado para definir e organizar as ações emergenciais de socorro à população. Ele conta que já naquele momento teve a idéia de realizar o livro. Através dos testemunhos a obra relata desde a noite da tragédia até a audiência pública realizada no dia 30 de abril último. A intenção do autor foi registrar esse fato histórico que atingiu a pacata comunidade e também incitar os leitores a uma reflexão em relação aos problemas ambientais.

Quem tiver interesse em adquirir um exemplar do livro, ao preço de R$ 10,00, deve enviar e-mail para eloi_voigt@yahoo.com.br. Voigt é também co-autor de “40 anos de extensão rural em Guaraciaba (1967 – 2007)”.

(Por Gisele Dias, Epagri/Ciram, 07/10/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário