domingo, 3 de janeiro de 2010

São Luiz do Paraitinga (SP)

Deslizamento em São Luiz do Paraitinga (SP) deixa uma pessoa soterrada

Um deslizamento de terra ocorrido neste domingo no bairro do Bom Retiro, em São Luiz do Paraitinga (182 km de São Paulo) -- cidade mais afetada pelas chuvas no Estado de São Paulo-- deixou uma pessoa soterrada. Segundo a Defesa Civil Estadual, a situação continua crítica na região, e a vítima ainda não foi removida.

Veja desabamento de igreja em São Luiz do Paraitinga
Chuva isola e causa estragos em São Luiz do Paraitinga

Com a chuva, o nível do rio Paraitinga subiu quase 15 metros. As águas já baixaram cerca de 3,5 metros desde ontem, e a expectativa é que sejam necessários mais três dias para voltar à normalidade.

Mais de 3.000 pessoas, entre turistas e moradores, estão ilhados na região alta da cidade. Botes enviados pela Polícia Militar e pelo Exército levam alimentos e bebidas e, na volta, trazem as pessoas para a rodovia, onde a Defesa Civil Estadual montou uma base de apoio.

Ainda há riscos de muitos deslizamentos na cidade, que estão sendo analisados por geólogos no local. Os telefones fixos não funcionam, as ligações por celular estão instáveis e não há iluminação na parte alta da cidade. "Quase metade da cidade está submersa. No centro histórico, até o telhado está debaixo d'água", disse o coronel Luiz Massao Kita, coordenador da Defesa Civil Estadual.

Ao todo, a cidade tem mais de 9.000 pessoas desabrigadas ou desalojadas. O município continua isolado devido à elevação do nível de um rio que fechou os acessos à cidade. A Prefeitura de São Luiz do Paraitinga ainda não montou um esquema para receber doações porque a cidade está praticamente toda alagada.

A Defesa Civil do Estado prioriza o atendimento ao município e já enviou alimentos, material de higiene e de limpeza, roupas e colchões para as vítimas.

A Polícia Militar também auxilia nas buscas dos desabrigados com dois helicópteros e 12 embarcações para localizar e resgatar as vítimas. Cerca de 80 homens do Corpo de Bombeiros foram destacados para trabalhar na cidade.

Outras cidades que também enfrentam problemas causados pelas chuvas, como deslizamentos e enchentes, são Cunha, Aparecida, Cruzeiro, Campos de Jordão, Caçapava, São José dos campos, Bananal, Paraibuna, Natividade da Serra, entre outras.

Colaborou ESTELITA HASS CARAZZAI, da Agência Folha de SP

Um comentário:

  1. Por favor, divulguem uma conta corrente para doações para Paraitinga. Nós que estamos distantes também queremos ajudar!

    ResponderExcluir