segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

QUEDAS, TOMBAMENTOS, ROLAMENTO DE MATACÕES e/ou ROCHAS

Nº 13

Quedas, Tombamentos e/ou Rolamento de Matacões e/ou Rochas.

Quedas de Rochas

Caracterizam-se por movimentos extremamente rápidos, envolvendo blocos ou fragmentos de rochas em queda livre.
O processo ocorre em afloramento rochoso de escarpas íngremes, quase verticais, quando surgem fraturas de sentido transversal.
Essas fraturas dependem de variações térmicas, que produzem sucessivas dilatações e contrações do material rochoso, gerando planos de cisalhamento ou clivagem.

Tombamento de Rochas

Ocorrem por mecanismos semelhantes aos da queda de rochas, com a diferença que, nesses casos, o plano de clivagem desenvolve-se em sentido vertical, paralelo ao plano de talude. Dessa forma, quando a inércia é rompida, resulta um movimento em báscula, provocando o tombamento do bloco.

Rolamento de Matacões

São provocados por fenômenos erosivos que ao desestabilizarem a base sobre a qual o matacão se assenta, altera o equilíbrio estável do mesmo provocando o rolamento do bloco encosta abaixo.
O termo MATACÃO provém do francês MOUTONÉE, porque a dispersão desses blocos nas encostas, vista de longe, lembra um rebanho de carneiros.

Causas

1. Quedas e Tombamentos de Rochas – As causas básicas relacionam-se com descontinuidades do maciço rochoso, que permite o isolamento de blocos unitários de rochas e o desenvolvimento de mecanismos de pressão, através do acumulo de água nas frestas. O fenômeno pode ser acelerado por ações antrópicas, como detonações causadoras de vibrações em áreas de pedreiras próximas. Blocos instáveis, remanescentes de processos de exploração de pedreiras, podem desencadear o fenômeno.
2. Rolamento de matacões – Ações antropicas, como escavações, em função de ocupação desordenada das encostas, podem contribuir para intensificar o processo erosivo.

Medidas Preventivas

- Remoção de blocos instáveis.
- Fixação de blocos instáveis através de chumbadas ou tirantes.
- Execução de obras de fixação em encostas rochosas instáveis, inclusive com injeção de solo-cimento.
- Desmonte e remoção de matacões.
- Apoio dos matacões objetivando a sua fixação.

Roger Clark – PP5RO
SEDEC / RENER DEFESA CIVIL BRASIL

Um comentário:

  1. Grande ajuda pro meu trabalho de geografia que é para amanhã valeu. "-"

    ResponderExcluir