Verdadeiro tubo formado de nuvem, a tromba-d"água pode sugar a água do mar ou de um lago durante períodos de mais de meia hora.
Tromba-d"água é um redemoinho de diâmetro reduzido, ou massa de nuvem formada de ar e névoa aquosa, que rodopia sobre um lago ou oceano. Quando ocorre sobre terra firme, a tromba-d"água recebe a denominação de tromba terrestre ou tornado; quando ocorre no mar, pode chamar-se tromba marinha.
Constitui uma espécie de tubo semicônico formado em nuvem tempestuosa, dirigido para baixo e que, quando se aproxima da superfície do mar, provoca a agitação da água.Surge então na superfície uma protuberância que acaba por unir-se à coluna descendente, formando a tromba. O tubo pode atingir um comprimento considerável e o fenômeno dura, em geral, trinta minutos ou mais. O ar sopra com violência, circular ou espiralmente, em torno do tubo, até que a coluna se rompe e cai sobre o mar ou recolhe-se à nuvem. Em geral, as trombas-d"água ocorrem nas regiões tropicais e, em condições de instabilidade de tempo, podem se tornar violentas. Nesses casos, provocam fortes ventos e podem ameaçar a navegação. No mar ou nos lagos, as trombas-d’água sempre ocorrem na estação quente. Esse é um fenômeno comum na região sul do Brasil e vem sendo estudado para que as medidas de prevenção e mitigação possam ser adotadas pela Defesa Civil.
Roger Clark PP5RO SEDEC / RENER
DEFESA CIVIL BRASIL
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário